Selecione o Concurso


Dúvidas Freqüentes

Clique sobre a pergunta para obter a resposta correspondente.

1. Não tenho CPF ou RG. Como posso fazer minha Inscrição?

2. Fiz o meu cadastro. Já estou inscrito no concurso/processo seletivo?

3. Onde obtenho o CARTÃO DE CANDIDATO com horário e local de prova?

4. Paguei o Boleto Bancário/GRU, há mais de 72 horas, mas minha inscrição ainda
    consta como 'Aguardando confirmação de pagamento".    O que faço?

5. Já paguei o boleto. Posso imprimir outro?

6. Já fiz meu cadastro. Como faço minha inscrição?

7. Como imprimo meu Boleto Bancário ou GRU - Guia de Recolhimento da União?

8. Como obtenho informações sobre os cursos oferecidos pelo IFPA?

9. Quando tento me cadastrar recebo a mensagem de que o CPF já está cadastrado. O que faço?

10. Esqueci minha senha. Como devo proceder?

11. Tenho certeza que minha senha e CPF estão corretos, mas quando tento entrar no sistema
       sempre recebo a mensagem
'CPF OU SENHA INCORRETOS'. Como devo proceder?

12. Passei em um Concurso/Processo Seletivo e ainda não fui chamado. Onde obtenho orientações?

 

Respostas à Dúvidas Freqüentes

1. Não tenho CPF ou RG. Como posso fazer minha Inscrição?

    Para inscrição em qualquer curso ou processo seletivo do IFPA é necessário CPF e RG.

    A idade do candidato não o impede de requerer seu CPF e RG, ainda que seja menor.
    Procure uma agencia de correios e solicite seu CPF.
    Procure uma Unidade da Policia Civil e solicite sua RG.

Voltar ao topo

2. Fiz o meu cadastro. Já estou inscrito no concurso/processo seletivo?

    Não. CADASTRO E INSCRIÇÃO SÃO PROCEDIMENTOS DIFERENTES.
    Para realizar inscrição é necessário primeiro fazer o cadastro.

    Se já realizou o cadastro não é necessário fazer outro.
    Se você tentar, o sistema exibirá a mensagem de que o CPF ja está cadastrado.
    Para saber como fazer a inscrição clique aqui.

Voltar ao topo

3. Onde obtenho o CARTÃO DE CANDIDATO com horário e local de prova?

    A distribuição dos locais de prova só é realizada ao final das inscrições,
    quando se pode observar o quantitativo total de inscrições válidas.
    Aguarde o final das inscrições, retorne ao site e faça o login com seu CPF e senha.

    Na página de dados cadastrais clique sobre MINHAS INSCRIÇÕES/CARTÃO.
    Escolha a inscrição desejada, se houver mais de uma, e clique sobre AVANÇAR.
    Escolha 'Visualizar dados da Inscrição'.
    No fim da página haverá um link 'Imprima aqui seu cartão de candidato'.
    Clique sobre o link.

Voltar ao topo

4. Paguei o Boleto Bancário/GRU, há mais de 72 horas, mas minha inscrição ainda
    consta como 'Aguardando confirmação de pagamento".    O que faço?

    A confirmação de inscrição depende de informações de pagamento do Banco do Brasil
    ou do banco em que você pagou o boleto.
    Alguns pagamentos podem ainda não ter sido confirmados pela instituição bancária.
    Assim que recebermos confirmação, seus dados serão automaticamente atualizados.

    Aguarde.    Se até o término das inscrições seu pagamento ainda não constar como confirmado,
    encaminhe cópia por e-mail para a Comissão de Concurso ou de Processo Seletivo
    através do link 'Fale Conosco', na página de descrição do concurso.
    

Voltar ao topo

5. Já paguei o boleto. Posso imprimir outro?

    Se a inscrição jah está paga e confirmada, NÃO HÁ NECESSIDADE DE OUTRO BOLETO.
    Por isso o site não permite nova emissão do boleto pago.
    O comprovante de inscrição é a própria tela de inscrição que acusa o pagamento!
    Clique sobre IMPRIMIR TELA.
    AGUARDE O FINAL DAS INSCRIÇÕES PARA OBTER (NO SITE) O CARTÃO DE CANDIDATO
    COM DATA HORA E LOCAL DE PROVAS.

Voltar ao topo

6. Já fiz meu cadastro. Como faço minha inscrição?

    Após o cadastro, surgirá a tela com seus dados cadastrais.
    Na tela de dados cadastrais que surgirá clique sobre o botão GERAR NOVA INSCRIÇÃO.
    ESCOLHA O CONCURSO PRETENDIDO E CLIQUE SOBRE 'AVANÇAR'.
    ESCOLHA O POLO (CIDADE) E CLIQUE SOBRE 'AVANÇAR'
    ESCOLHA O CURSO NA TELA SEGUINTE E CLIQUE SOBRE 'AVANÇAR'.
    Sigas as instruções nas telas seguintes.    E pronto!

    NA PRÓXIMA VEZ QUE ENTRAR NO SITE COM SUA SENHA E CPF, A TELA DE DADOS
    CADASTRAIS DEVERÁ SURGIR AUTOMATICAMENTE. Siga, então os passos acima.
    Para saber como imprimir sua inscrição ou Boleto Bancário, clique aqui.

Voltar ao topo

7. Como imprimo meu Boleto Bancário ou GRU - Guia de Recolhimento da União?

    Para 2ª via de Boleto:    Entre no site normalmente com seus CPF e senha.
    Na tela de dados cadastrais que surgirá clique sobre o botão INSCRIÇÕES GERADAS.
    CLIQUE SOBRE 'Visualizar Dados da Inscrição'.
    Role a tela pra baixo com a seta lateral dos seu navegador.
    CLIQUE SOBRE O BOTÃO CORRESPONDENTE "IMPRIMIR 2ª VIA DO BOLETO" OU 'IMPRIMIR
    TELA'
SE QUISER IMPRIMIR A TELA DE INSCRIÇÃO.

    E pronto!

Voltar ao topo

8. Como obtenho informações sobre os cursos oferecidos pelo IFPA?

    Para obter quaisquer informações sobre cursos, carga horária, conteúdos programáticos,
    oferta de vagas, etc., você deve dirigir-se à Comissão de Processos Seletivos do IFPA
    pelo telefone: (91) 3201-1794 ou pelo e-mail proseltecg.bel@ifpa.edu.br.

Voltar ao topo

9. Quando tento me cadastrar recebo a mensagem de que o CPF já está cadastrado. O que faço?

    CADASTRO E INSCRIÇÃO SÃO PROCEDIMENTOS DIFERENTES.
    Se já realizou o cadastro não é necessário fazer outro.
    Se você tentar, o sistema exibirá a mensagem de que o CPF já está cadastrado.

    Agora, você só precisa fazer inscrição em um ou mais dos concursos/processos seletivos ofertados.
    Para saber como fazer a inscrição clique aqui.

Voltar ao topo

10. Esqueci minha senha. Como devo proceder?

    Se esqueceu sua senha clique sobre o link ESQUECI MINHA SENHA  na página principal
    e siga as intruções para gerar nova senha.
    Verifique se não está digitando MAÍUSCULAS em lugar de minúsculas ou o contrário.
    DIGITE A SENHA PAUSADAMENTE.

Voltar ao topo

11. Tenho certeza que minha senha e CPF estão corretos, mas quando tento entrar no sistema
      sempre recebo a mensagem 'CPF OU SENHA INCORRETOS'. Como devo proceder?

      Se esqueceu sua senha clique sobre o link ESQUECI MINHA SENHA  na página principal
      e siga as intruções para gerar nova senha.
      Se já trocou sua senha, EXPERIMENTE FECHAR O SEU NAVEGADOR
      (Internet Explorer ou Firefox, o que for) E INICIAR NOVAMENTE.
      DIGITE A SENHA PAUSADAMENTE.

      USE SEMPRE a opção Sair com Segurança no topo de cada página do site
      antes de iniciar o login com um outro CPF.
      Em último caso, mande um e-mail através do link 'Contato', na página principal, informando
      seu CPF para verificarmos se não foi cadastrado com algum dígito errado.
      Para saber como trocar sua senha clique aqui.       

Voltar ao topo

12. Passei em um Concurso/Processo Seletivo e ainda não fui chamado. Onde obtenho orientações?

      As Comissões de Concurso são extintas assim que os concursos são encerrados.
      E os endereços de e-mail das comissões estão ativos somente DURANTE o período de concurso.

      Sendo assim, o contato com Comissões de concurso - via email e - APÓS o período do concurso,
      dificilmente lhe proporcionará resposta.

      A convocação de candidatos e o gerenciamento da lista de classificados são de responsabilidade da
      Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGEP do IFPA e não das Comissões, que apenas gerenciam o concurso
      ATÉ a divulgação da lista final de classificados.

      Por outro lado, o link "CONTATO" não é o meio adequado para obter esse tipo de informação,
      conforme é indicado na tela inicial de abertura do link.
      Este recurso é dedicado unicamente a dúvidas operacionais relacionados a navegação do site.

      Assim, para obter a informação/orientação de que precisa ligue diretamente para
      a DIGEP(91)3342-0623,
NO HORÁRIO COMERCIAL, e registre sua dúvida /reclamação.

      Boa Sorte!.

Voltar ao topo